Cálculo Renal – Pedra nos Rins

Reconhecida como uma das doenças mais prevalentes da medicina, os cálculos urinários acometem até 15% da população em geral.

Popularmente chamados de “pedra nos rins”, os cálculos podem ocorrer em praticamente toda a via urinária (rins, bexiga, ureteres), ocasionando manifestações clínicas e sintomas característicos.

Eles costumam se formar pela condensação de cristais normalmente filtrados do sangue que ao se agruparem formam aglomerados mais difíceis de dissolverem.

Em relação ao diagnóstico, a história e o exame físico geralmente já nos trazem a suspeita de cálculo. O exame comum de urina apresenta sangue na maioria dos casos. Entretanto, o diagnóstico é confirmado através de radiografias abdominais, de ultrassonografia ou , mais precisamente, de tomografia computadorizada. Quanto ao seu tratamento, felizmente na atualidade dispomos de um arsenal tecnológico eficaz que evita a necessidade de cirurgias extensas e mutiladoras que foram a regra no passado. O tipo de terapia indicada depende de sobremaneira do tamanho, composição e localização do cálculo. Assim, temos:

LITOTRIPSIA EXTRACORPÓREA POR ONDAS DE CHOQUE
Procedimento eficaz e não invasivo, no qual o paciente é submetido a ondas de choque programadas para a fragmentação da litíase. Não há necessidade de corte ou anestesia. É realizado ambulatorialmente com o mínimo de desconforto.

URETERORRENOLITOTRIPSIA TRANSURETEROSCÓPICA
Através de equipamentos delicados, o urologista acessa os cálculos na via urinária através da uretra (“canal da urina”) do paciente. Utilizamos materiais flexíveis de última geração, muitas vezes com a ajuda do Laser.

CIRURGIA PERCUTÂNEA
Cirurgia na qual se realiza mínima incisão lombar para acessar e fragmentar cálculos no interior dos rins. É considerada cirurgia “minimamente invasiva”.

CIRURGIA VIDEOLAPAROSCÓPICA
Também classificada como minimamente invasiva. É indicada em casos mais complexos, nos quais introduzimos câmera e pinças através de pequenas incisões abdominais, com grande ganho estético e funcional ao paciente.

Sintomas mais comuns de Cálculo Renal e Pedra nos Rins

Dor na região lombar
Náuseas
Vômitos
Calafrios e febre decorrentes de infecção urinária
Sangramento ao urinar
Desconforto ao urinar

PRECISA DA AJUDA DE UM ESPECIALISTA?

Agende uma consulta com um Médico Urologista