A próstata é uma glândula situada na parte inferior da bexiga e anterior ao reto. No seu interior passa a uretra (o canal pelo qual a urina é eliminada do corpo). A função da próstata é, entre outras, fabricar uma porção do sêmen (líquido expelido durante a ejaculação).
Durante a infância, a próstata é muito pequena. Já na adolescência há uma maior produção de hormônios masculinos e, conseqüentente, a glândula cresce. A próstata alcança neste período o tamanho de uma castanha (15-20 gramas). Este crescimento continua durante toda a vida do indivíduo, em uma velocidade que varia para cada pessoa.
Como a próstata envolve a uretra, um aumento exponencial do seu volume pode dificultar a passagem da urina e causar sintomas bastante incômodos.
Nos casos mais agudos pode ocorrer retenção urinária com necessidade de sondagem vesical. É importante salientar que a HPB é uma doença benigna. Ela promove aumentos discretos do PSA (antígeno prostático específico) e pode ser tratada através de medicações via oral ou mesmo cirurgia, na dependência da gravidade dos sintomas.
Quanto ao tratamento cirúrgico, o método considerado “padrão ouro” chama-se RTU de próstata. Trata-se de um procedimento por via uretral utilizando um ressectoscópio no qual é retirado apenas o “excesso” da próstata. É de excelente recuperação pós-operatória oferecendo mínimo desconforto ao paciente. Finalmente, em casos de glândulas muito volumosas, as vezes ainda é necessário a cirurgia por incisão abdominal, chamada de prostatectomia a céu aberto.
Sintomas mais comuns do Aumento da Próstata
Laser Green Light - Terapia da luz verde a laser
Tecnologias para a realização de cirurgias não invasivas estão surgindo conforme a tecnologia avança. Uma das últimas novidades no tratamento do aumento da próstata é a Laser Green Light, que utilizada o laser para remover o tecido aumentado da próstata sem intervenção cirúrgica radical e sem causar sangramentos, diminuindo as complicações pós cirúrgicas e facilitando a recuperação.
A UroLak é pioneira nesse tipo de tratamento em Joinville. A terapia da luz verde a laser é um procedimento seguro que remove o tecido extra com precisão, evitando danificar áreas próximas. O tempo de internação com esta técnica é muito baixo, permitindo alta ambulatorial no mesmo dia da cirurgia.